Skip to main content
Cadeira de Balanço Chocolate

7 Dicas Para Você Escolher Sua Cadeira de Balanço

Você às vezes se vê desejando que sua cadeira de TV favorita seja uma boa cadeira de balanço?  Há um novo bebê na família que você gostaria de cantar para dormir em seus braços enquanto está sentado confortavelmente?  A sua ideia de descontrair depois de um longo dia de trabalho inclui ler um livro à luz do fogo no inverno ou apenas contemplar a paisagem exterior no verão?

Amor dos Americanos por Cadeiras de Balanço

Se você responder sim a qualquer uma dessas perguntas, então você não está sozinho.

Cadeira de Balanço Maloof
Cadeira de Balanço Maloof e seu Criador

Um número crescente de americanos possui uma cadeira de balanço ou pensa em comprar uma, que se tornou membro da família. As cadeiras de balanço começaram a aparecer no final dos anos 1700, quando alguém pensou, engenhosamente, em adicionar balancins aos fundos da mobília para adultos, semelhante aos berços de criança ou a um cavalo brinquedo. Desde então, possuir uma cadeira de balanço tornou-se uma mania americana, com a maioria dos americanos, incluindo alguns dos famosos presidentes americanos, mostrando grande afeição por suas cadeiras de balanço – sejam elas as criações elegantes do estilista americano Sam Maloof ou de vime branco que geralmente tem passado na família a gerações. Este gosto americano se espalhou pelo mundo, e é cada vez mais comuns nos lares brasileiros, seja por nostalgia ou mesmo em busca de um conforto sem igual.

Mas como você escolhe uma boa cadeira de balanço? 

Abaixo estão algumas dicas sobre como escolher uma cadeira que é certa para você.

  1. A primeira coisa a se perguntar é onde você vai colocar sua cadeira de balanço?

Se estiver em uma sala de estar, você pode escolher uma cadeira de balanço de madeira macia com tom amarelado. Ou, se estiver ao ar livre em seu jardim ou alpendre, você pode escolher um  “cedro” ou com cheiro doce, de cerejeira pintada ou com verniz durável o suficiente para resistir aos elementos climáticos. Claro que neste caso estamos falando  de um estilo retrô, visto que confecção de cadeiras com estas madeiras hoje infelizmente é (+) difícil de acontecer.

  1. Uma prioridade muito importante em cadeiras de balanço é o conforto

Cadeiras de balanço são usadas para fins terapêuticos – a cadeira de balanço de pode proporcionar  horas e horas de alívio para suas costas a partir dos balancim e um encosto curvado com um assento trançado feito de vime, todo este conjunto ajuda muito o combate às dores. Respondendo às perguntas a seguir pode ajudá-lo a escolher a cadeira de balanço com o nível de conforto que você precisa. – A cadeira de balanço oferece conforto e suporte?  – A cadeira está baixa o suficiente para um apoio confortável no cotovelo?  – Os braços são largos o suficiente para descansar os braços e fornecer o equilíbrio certo?  – O assento e a parte traseira oferecem firmeza e flexibilidade?  – Os assentos se inclinam para baixo para encaixar toda a parte de trás enquanto sustentam a parte inferior das costas? Após respostas positivas você terá sua cadeira com o conforto necessário. 

  1. O balancim está montado corretamente?

Em termos leigos, a cadeira de balanço proporciona um movimento suave e uniforme sem tombar, mesmo quando você está na posição reclinada? Ou parece que você está prestes a virar para trás quando está balançando? Um único empurrão mantém a cadeira de balanço balançando por alguns minutos ou ela pára depois de alguns segundos? Caso positivo para estes questionamentos você terá sua cadeira com a segurança necessária.

  1. A cadeira de balanço foi construída usando técnicas corretas usadas em uma cadeira de balanço forte o suficiente que possa suportar o uso diário?

 Algumas dessas técnicas incluem construção sem cola, peças intertravadas e a famosa técnica Maloof de usar sete tiras de madeira laminadas para fortalecer cada um dos longos e elegantes “esquis” que são usados ​​em projetos de cadeiras de balanço.

  1. Que estilo de cadeira de balanço vai caber sua decoração?

Você quer uma cadeira de balanço estofada ou você quer ver a madeira natural com uma pequena camada de verniz? Você quer cadeira de vime branco encantador ou rattan casual? Como você quer a parte de trás de sua cadeira de balanço – ripas horizontais tradicionais, ripas verticais ou bengala de tecido? Você quer manchada, oleado, envernizado ou pintado? Esta escolha você pode fazer de uma forma que orne com com seu ambiente.

  1. Quanto você quer gastar com sua cadeira de balanço?

Seja qual for o seu orçamento, parece haver uma cadeira para todos – seja o Sam Maloof com uma lista de dois anos de espera para adquirir a melhor cadeira ou a cadeira de vime branca vintage barata e fácil de ser encontrada.

  1. E por último, mas não menos importante, você quer comprar sua cadeira de balanço, ou você com as mãos nas ferramentas e não se importa em montá-la você mesmo?

você terá o prazer de qualquer forma! No caso de você mesmo confeccionar sua cadeira, será um prazer dobrado, pois estará exercitando o prazer proporcionado por um hobby. Espero que estas dicas tornem mais fácil encontrar a cadeira o que seja perfeita para você – se você é um viciado em sofá procurando um lugar mais confortável em frente à sua TV, um pai feliz de um bebê recém-nascido ou o trabalhador tentando relaxar à noite depois do jantar com um livro ou a tranquilidade da noite na varanda da frente. Tarcília Borges Decorando Fácil

Tarcília Borges

Olá, meu nome e Tarcília Borges nascida em Lima (Peru) e morando no Brasil a pouco mais de 28 anos casada, Administradora de Empresas e viciada em decoração de interiores e aspirante a diversas profissões que possa me ajudar nesta paixão. Por isso venho aqui trazer conteúdo de diversas áreas que possa auxiliar na confecção de peças ou reparos no ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *