Skip to main content

Como Escolher plantas ornamentais para o compor o seu jardim



Plantas Ornamentais
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (55 Média de Votos: 5,00 de 5)
Loading...

 

Eles são as estrelas do jardim as plantas ornamentais não são apenas plantas, mas também elementos autênticos da decoração natural. Uma aposta perfeita para o nosso próprio pedaço da Natureza para olhar, mesmo, ao longo do ano, se soubermos escolher corretamente as espécies necessárias para isso.

Fala-se muito de plantas ornamentais e, no entanto, a mesma pergunta sempre aparece: o que exatamente são plantas ornamentais ? O engraçado é que dentro desta família estão incluídas espécies diferentes, variadas como samambaias ou bulbos.

Uma variedade que nos permite, dependendo de como é o nosso jardim e quanto tempo podemos gastar, escolhendo as plantas ornamentais mais adequadas para decorar seu jardim.

TIPOS DE PLANTAS ORNAMENTAIS

Para escolher a planta ornamental mais adequada ou o conjunto delas, é importante conhecê-las. Tenha em mente que este tipo de plantas são diferenciadas das outras pelo seu caráter decorativo e que são suas particularidades (texturas, cores ou o aroma de suas flores) o que as torna especiais em todo o jardim.

Plantas ornamentais são decoração natural para sua casa
Plantas ornamentais são decoração natural para sua casa

Falamos de cerca de 3.000 plantas ornamentais, por isso é importante conhecer suas diferentes famílias para adaptar a escolha aos nossos desejos e ajudar a projetar nosso espaço verde.

ÁRVORES E SHRUBS

Eles são fundamentais no projeto de um jardim  porque graças a eles conseguimos criar estruturas e volumes em nosso jardim. Caso decidamos incluí-los em nosso espaço, é importante que eles sejam o eixo sobre o qual articulamos o restante das plantas, ornamentais ou não .

A variedade de árvores e arbustos ornamentais é enorme, embora possamos estruturá-los de maneira simples: por suas características. Se você tem árvores frutíferas (como a árvore de morango por exemplo), floração (como rododendros), painel (como Heather ).

O Rhododendron é uma planta ornamental de enorme beleza e floração anual
O Rhododendron é uma planta ornamental de enorme beleza e floração anual

Uma dica importante no que diz respeito a este tipo de plantas ornamentais : conhecer suas características antes de plantar para escolher como fazê-lo (formando arbustos ou independentemente) e sempre de acordo com suas necessidades de água ou sol para que prosperem corretamente.

Plantas de penetração

Seja com flores ou sem elas, não há dúvida de que o principal valor das plantas trepadeiras é sua capacidade decorativa. De caráter lenhoso e, habitualmente, resistente este tipo de planta ornamental só precisa de um apoio para poder crescer em condições e respeitar suas considerações especiais (por exemplo se é uma espécie resistente ou não ao frio, uma de suas principais ameaças, e suas necessidades sol ou sombra específica).

A buganvília é uma planta ornamental que resiste a sol e ventos fortes, mas não ao frio intenso
A buganvília é uma planta ornamental que resiste a sol e ventos fortes, mas não ao frio intenso

Entre as plantas de escalada mais atraentes estão a buganvília,Rosal Escalada , Hera Videira Virgem , Bougainvillea ou Pasionaria .

BULBOSAS

Uma das plantas ornamentais por excelência que, além disso, se caracteriza pela simplicidade de seus cuidados. São uma aposta segura para ter flores em nosso espaço verde de forma constante e acrescento é importante planejar o seu plantio.

Tulipa é uma das mais populares plantas ornamentais bulbosas que existem
Tulipa é uma das mais populares plantas ornamentais bulbosas que existem

A lista de bulbosas que podemos incluir no nosso jardim é mais extensa com uma característica em comum: que a grande maioria deles suportar baixas temperaturas.

GRAMADO

A Grama é sim uma planta ornamental
A Grama é sim uma planta ornamental

Sim, embora seja pouco conhecido, a grama também é uma planta ornamental. e, se pararmos para pensar, é graças a ele que o nosso jardim parece um estofado.

Precisamente por causa de seu valor decorativo, é importante cuidar do gramado como prioridade. A atenção com a grama vai de escolher cuidadosamente as sementes certas para cada área do jardim, preparar o solo até aplicar os cuidados necessários quando o inverno termina . Uma maneira de apostar em um gramado cuidadoso que nos ajudará a desfrutar, acima de tudo nos dias ensolarados

PALMEIRAS

Palmeiras, plantas ornamentais

A palmeira é o toque tropical perfeito para qualquer jardim . Não há dúvida de que é uma daquelas árvores que não só têm um caráter duradouro, mas também são resistentes ao frio.

Espécies como Palmito ou Canary Palm são a escolha perfeita para um jardim, mesmo em locais muito frios. A única coisa: teremos que ser pacientes, pois seu crescimento é lento até alcançarmos a altura em que normalmente as vemos.

Diferentes tipos de plantas, características diferentes. Um mundo das plantas ornamentais, pronto para ser descoberto e fazer parte do planejamento de qualquer jardim.

E você, que plantas você prefere decorar sua própria natureza? Deixe seu comentário.

Tarcília Borges

Tarcília Borges

Olá, meu nome e Tarcília Borges nascida em Lima (Peru) e morando no Brasil a pouco mais de 28 anos casada, Administradora de Empresas e viciada em decoração de interiores e aspirante a diversas profissões que possa me ajudar nesta paixão. Por isso venho aqui trazer conteúdo de diversas áreas que possa auxiliar na confecção de peças ou reparos no ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *