Skip to main content

Como Ter Sucesso em Sua Marcenaria



 

Pedimos aos nossos amigos marceneiros que compartilhassem algumas de suas dicas. Confira estas ótimas dicas para ajudá-lo a trabalhar de maneira mais rápida e inteligente em sua marcenaria.

1 – Organização do seu espaço de trabalho

Em muitas marcenarias, as máquinas e ferramentas estão instaladas aleatoriamente. Você pode até pensar que não há problemas nisso, mas organização do seu espaço físico pode sim atrapalhar a produtividade da sua marcenaria.

Organizar suas máquinas e ferramentas de acordo com a ordem de fabricação agiliza seu trabalho, evita acidentes e danos aos móveis fabricados. E ainda aproveita melhor seu espaço e favorece a circulação de pessoas e de materiais.

Quando sua marcenaria não está organizada de maneira respeitando a linha de produção, você compromete a eficiência do seu trabalho, desperdiça material e pode danificar as peças produzidas, pois os móveis são movidos o tempo todo de um lado para o outro em busca de espaço.

Organize suas contas e "não jogue dinheiro pela janela"

Organize suas contas e “não jogue dinheiro pela janela”

Quando sua marcenaria não está organizada de

A primeira atitude é saber o quanto seus gastos estão atrapalhando a sua marcenaria render bons frutos então e necessário mapear todas assuas despesas.

Muitas vezes, o dono da marcenaria não possui o controle de seus custos para manter o estabelecimento funcionando. Com isso, muitas vezes, ele pode estar JOGANDO SEU DINHEIRO PELA JANELA sem saber o que esta acontecendo em suas finanças.

Para solucionar este problema, a sugestão e aquisição de um SISTEMA DE GERENCIAMENTO EMPRESARIAL – ERP, que hoje em dia tem custo muito baixo em media R$ 70,00 mensais ou em último caso monte uma planilha de gastos, incluindo nela todos os custos da marcenaria.

Desde o pagamento de funcionários até os sacos de lixo consumidos durante a faxina devem ser considerados. Assim, você terá uma visão global do quanto custa manter o seu negócio funcionando.

Curso de Marcenaria

Curso de Marcenaria

Invista em qualificação especializada

Os empresários donos de marcenarias devem implementar processos de gestão e novas ideias, só assim é possível se diferenciar no mercado competitivo.

Para isso não e necessário ingressar em uma faculdade ou coisa parecida existem cursos de individuais presenciais ou mesmo a distancia que podem ajudar na conquista do conhecimento necessário,uma outra alternativa e procurar o SEBRAE que oferece uma vasta lista de treinamentos que auxilia na gestão empresarial.

 Invista em qualificação especializada

Seu atraso na entrega pode te quebrar!

Um dos maiores problema das marcenarias é a falta de comprometimento em relação ao prazo de entrega do que foi contratado. Essa situação é muito séria que muitos clientes, além de acionarem o PROCON, muitas vezes registram boletins de ocorrência contra marcenarias na Polícia Civil qualificando assim os proprietários da empresa como estelionatários.

Normalmente imprevistos acontecem e pode ser que você atrase alguma entrega. Mas se isso não pode se tornar uma rotina. Caso isso aconteça a atitude a ser tomada deve ser entrar em contato com seu cliente e explique a situação em vez de esperar que ele o procure.

Varias consequências desastrosas podem surgir por alta do comprometimento de entrega na data correta só como exemplo: a perca de futuros clientes (indicação) e prejuízos de multas aplicadas pelo PROCON.

Seu atraso na entrega pode te quebrar!

Conclusão

No ambiente externo, a concorrência acirrada, a mudança de hábitos dos clientes, a globalização, dentre outros, exigem que a empresa esteja sintonizada com essas transformações, e tome decisões em tempo de manter ou melhorar suas posições.

A velocidade das transformações por que passa o mercado consumidor, o concorrente e o fornecedor é alta, e o administrador deve buscar, insistentemente, informações que o auxiliem o planejamento e estabelecimento de objetivos claros para sua marcenaria, desta forma e bom pensar sobre os itens mencionados neste artigo e botar em pratica que o essencial para condução do seu negocio .

Espero ter contribuído para clarear suas ideias no que diz respeito a gestão da sua marcenaria, siga as dicas que apesar de ser poucas já pode ser um grande adianto na sua administração.

DEIXE SEU COMENTÁRIO COM SUGESTÕES DE PRÓXIMOS ARTIGOS E EM QUE POSSO MELHORAR

Tarcília Borges

Tarcília Borges

Olá, meu nome e Tarcília Borges nascida em Lima (Peru) e morando no Brasil a pouco mais de 28 anos casada, Administradora de Empresas e viciada em decoração de interiores e aspirante a diversas profissões que possa me ajudar nesta paixão. Por isso venho aqui trazer conteúdo de diversas áreas que possa auxiliar na confecção de peças ou reparos no ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *